A Área Internacional do Liceu Jardim ganhou um importante reforço: Ligia Bertoncini (especialista em educação internacional, com 16 anos de experiência, e Diretora da Experimento Intercâmbio Cultural – fará parte da nossa equipe, assumindo a função de College Advisor.
O número de alunos interessados em estudar no exterior cresce a cada ano. Para auxiliá-los, o Liceu Jardim instituiu, há anos, a Área Internacional, com uma equipe responsável por orientá-los em todas as etapas. “O processo de admissão para universidades no exterior é diferente do utilizado no Brasil, além de ser, em alguns casos, muito particular para cada instituição. Nosso objetivo é fornecer todo o suporte e informações necessárias para que nossos alunos possam dar esse importante passo em suas vidas”, explica a diretora Giane Goulart.
Agora, Ligia chegou para reforçar a equipe e atuar diretamente na consultoria em aplicações para universidades internacionais. “Meu papel será de entender quais são os objetivos dos alunos, orientá-los sobre como funciona as aplicações e auxiliá-los durante todo o processo”, explica.
O trabalho terá início na 3ª série do Ensino Médio, pois as aplicações para 2022 já iniciam no mês de julho, porém a ideia é de que comece no 8º ano, para que os estudantes tenham tempo suficiente de se preparar até chegar no final do Ensino Médio. “Estudar fora é uma mudança de vida, que envolve os anseios dos alunos e das famílias, por isso requer muito preparo e planejamento. Então, quanto antes começarmos, melhor!”, diz Ligia. “Meu objetivo é estar próximo dos alunos e pais, ajudá-los a identificar as melhores universidades de acordo com seu perfil e ser a ponte entre eles e as instituições”.
Esse projeto já começou no Liceu Jardim anos atrás, quando um grupo de alunos aplicou para universidades como Oregon State University, University of Utah, Cleveland State University, Illinois State University, entre outras, que estão entre as TOP 150 dos Estados Unidos. Desde então, o colégio já soma dezenas de aprovações, incluindo diversas bolsas de estudo.
“Faremos uma preparação especial às universidades dos sonhos, como MIT, Harvard, Stanford entre outras, ajudando os alunos na construção do currículo ideal, desejado por estas universidades”, explica.
Outra vantagem importante que Ligia ressalta é que o Liceu Jardim é um dos poucos centros aplicadores de SAT no Brasil – único no ABC – exame exigido pela maioria das universidades no exterior. “Isso facilita muito para os alunos, já que podem realizar o exame na própria escola”, conclui.
O trabalho de consultoria será realizado em conjunto com o Prof. Renato Amigo (Orientador Educacional do 9º ano e EM) e com a Giane Goulart (diretora da Área Internacional). Com essa equipe e a força de vontade dos alunos, certamente o projeto será um sucesso!