Alunos do Ensino Médio dão show de conhecimento no “Modelo Jardim de Organismos Internacionais”
Publicado em 21/05/19 por Depto. de Marketing

A primeira edição do projeto interdisciplinar “Modelo Jardim de Organismos Internacionais”, organizada por iniciativa dos alunos José Henrique Granjo (3ºA) e Gabriella Araújo Tomé (3ºC) aconteceu durante os dias 26, 27 e 28 de abril, no Liceu Jardim. O evento, considerado como a 2ª maior simulação do ABC, envolveu cerca de 200 participantes do colégio e de outras escolas da região.

Destinado a alunos do Ensino Médio, o projeto simulou a realização de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos internacionais, seguindo todos os protocolos oficiais. “O exercício do debate por meio da simulação de um órgão ou convenção internacional é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de empatia e alta performance, além de capacitar o aluno no exercício da reflexão crítica como nenhuma outra atividade é capaz de fazer”, explicam Gabriella e José.

Para a primeira edição do Modelo Jardim de Organismos Internacionais, os alunos organizaram cinco comitês com temas distintos e um grupo de imprensa, sendo: “Organização dos Estados Americanos: colapso venezuelano”, “Conselho de Segurança das Nações Unidas: conflito Bósnio e a guerra civil do Iêmen”, “UNESCO: os desafios da inclusão feminina na ciência”, “Comitê Histórico: tratado de paz de Westphalia (1644)” e “Assembleia Geral das Nações Unidas: conflitos culturais e territoriais entre Israel e a Palestina”.

Atividades acadêmicas que visam simular eventos diplomáticos são uma alternativa para o aprendizado tradicional, unindo a prática com a teoria. Os debates são a oportunidade perfeita de refletir sobre temas atuais e conteúdos vistos em sala de aula, possibilitando, além do aprendizado temático, o exercício da oratória, o trabalho em grupo, o espírito crítico e a negociação.

Parabéns a todos os envolvidos! Foi lindo observar o exercício da responsabilidade, da reflexão e da autonomia em um projeto de alto nível!

Confira as fotos e o vídeo do evento.