Semana de Planejamento 2023

Publicado em 8/02/23 em

A formação profissional docente é um dos pilares do Liceu Jardim, com foco nos professores que encontram, na escola, incentivo e oportunidades de desenvolvimento. Todavia, também investimos em todos aqueles que atuam nos diversos setores, pois cada um, desde os seguranças até os diretores, são construtores do futuro, portanto, Educadores.

Nesse sentido, a Semana Pedagógica que aconteceu no final de janeiro contou com uma programação especial, com diversos momentos de formação, reflexão e aprendizado, visando o desenvolvimento e a saúde integral das equipes.

O tema geral que norteou as atividades foi “Cultivando o olhar do jardineiro: semear, cuidar e colher”, inspirado no conceito criado pelo pensador Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) que comparava o ofício do jardineiro ao trabalho do professor.

De acordo com a Profª. Ms. Elaine Cobos, Diretora do Ensino Fundamental do Liceu Jardim, os educadores iniciaram os trabalhos fomentados por algumas referências que nortearam as discussões em torno de duas questões principais: “o que buscamos ao reafirmar a identidade de nossa escola?” e “o que nos é essencial evoluir em tempos de rápida transformação?”

Ao longo da semana, eles realizaram uma série de atividades envolvendo temas como: trabalho em grupo; metodologias inovadoras; o uso das plataformas Google, Matific e Bernoulli, potencializando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem; o que é ser Antifrágil? – meta do ano; estudo do meio; a importância do planejamento; o papel da inclusão na dinâmica escolar; a relevância do desenvolvimento socioemocional às relações no meio escolar; e linha do tempo 2023: o que faz parte do DNA do Liceu Jardim?

Os encontros tiveram como objetivo promover momentos de reflexão sobre a importância do papel do professor e dos demais educadores, além da seleção de boas práticas e a construção de projetos que serão desenvolvidos ao longo deste ano letivo.

O Diretor Geral, Prof. Daniel Contro, apresentou às equipes as conquistas do ano que passou e as metas para 2023, além de salientar aos novos professores e gestores a visão, missão e valores da instituição, que mantém o projeto pedagógico do colégio cada vez mais forte na região, estado e país. O excelente desempenho dos nossos estudantes no PISA também foi analisado, na perspectiva da qualidade do ensino de conteúdos científicos e no desenvolvimento de habilidades e competências em nossos alunos.

Veja: Galeria de Fotos