Ciências Bilíngue no 6º ano – ciências e letramento digital em uma só disciplina

Publicado em 5/02/21 em

Desde 2020, a disciplina de Ciências Bilíngue no 6º ano vai além do currículo de ciências propriamente dito e enriquece o conhecimento dos alunos com tópicos relacionados ao letramento digital.

Com um material próprio do colégio, a apostila Bilingual Science – Science and Technology: Digital Literacy, elaborada pela Diretora de Tecnologia Educacional e Coordenadora da Área de Ciências do Colégio, Profa. Michele Rascalha, objetiva ampliar e desenvolver a habilidade dos alunos no sentido de compreenderem e utilizarem de maneira crítica a informação gerada em meios digitais.

Neste sentido, outros objetivos são o de levar os alunos a se reconhecerem como sujeitos ativos nos meios digitais, na internet, em uma rede social, e saberem que estão deixando traços para trás, deixando o que chamamos de “pegadas digitais” (digital footprints). E, por isso, saber como se portar de maneira segura no ambiente virtual e como não cair em informações falsas são aspectos extremamente relevantes principalmente nos dias de hoje em que a tecnologia se faz cada vez mais presente.

Além disso, os alunos também têm a oportunidade de serem introduzidos ao mundo da programação por meio do uso do BBC Micro:bit. O Micro:bit é um computador de bolso que possui um display de luz LED, botões, sensores e muitos recursos de entrada/saída que podem ser programados. É possível, por exemplo, realizar uma comunicação via ondas de rádio utilizando pelo menos dois Micro:bits, ou então ainda é possível programá-lo para ser utilizado com termômetro digital ou ainda para aferir a umidade do solo. Tudo isso por meio de técnicas de programação por blocos!

No ano de 2021, além do uso da nossa apostila de Digital Literacy, utilizaremos também o livro de Science da Cambridge, que nos traz tópicos relacionados a Plantas, Luz, Estados da matéria e Astronomia. O livro é parte do material relacionado ao Currículo Internacional adotado amplamente pelo nosso colégio esse ano.

Será uma alegria para nós recebermos essas novas turmas de 6º ano para mais um período de grande aprendizado e aventura pelo mundo do letramento digital e da ciência!

Profª. Diana Ribas e Profª. Michele Rascalha