O Sítio Arqueológico Simulado é um projeto pedagógico, oferecido aos alunos do Ensino Fundamental II, como um curso eletivo de Arqueologia. Introduzido por aulas teóricas, o curso é predominantemente prático e lúdico.
As atividades são desenvolvidas ao ar livre, no sítio arqueológico especialmente montado para esse nível escolar, constituído por várias camadas arqueológicas sobrepostas, cada uma contendo artefatos representativos de um determinado período da história brasileira.
Os alunos desempenham todas as tarefas típicas de um projeto de escavação arqueológica, incluindo organização, escavação, documentação por meio de fotografia e desenho, curadoria dos artefatos encontrados, restauração, interpretação e publicação dos achados. Para isso, cada um assume uma função, incluindo diretor de área, supervisores de setor, orientador científico, curador, fotógrafo, desenhista e editor.
“Nesse ambiente descontraído e prazeroso, todos têm oportunidade de desenvolver diversos conhecimentos e habilidades, tais como técnicas de escavação arqueológica, datação relativa e cronométrica, pensamento lógico, relações sociais, liderança, disciplina, geografia, georreferenciamento, geometria, história, ciências, matemática, artes, redação, além da saudável exposição ao sol, em ambiente bucólico, com muito exercício físico”, conta o professor Jorge Luiz Fabbro, responsável pelo curso.
Os alunos estão amando a novidade!