Alunos recebem certificado da OIMSF e são convidados para participar da AIMO 2019
Publicado em 27/06/19 por Depto. de Marketing

No dia 12 de junho, reunimos alunos e pais em nosso auditório para entregar os certificados aos premiados na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), edição brasileira da Mathématiques Sans Frontières. O desafio, que tem como foco a valorização da colaboração entre os jovens e a habilidade de resolução de problemas, é aplicado a grupos de estudantes da mesma série, que devem se organizar para solucionar as situações-problema.

Em 2018, participamos pela primeira vez dessa Olimpíada, alçando grandes resultados (na disputa estadual foram 3 turmas com medalha de ouro - 5º e 7º ano e 2ª série EM -, 4 turmas com medalha de prata - 4º e 6º ano e 1ª e 3ª série EM - e 1 turma com medalha de bronze - 9º ano -, mais 7 medalhas na disputa nacional -1 medalha de ouro, 2 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze). Neste ano, participamos com 34 grupos do 4º ano à 3ª série do Ensino Médio, competindo com mais de 280 mil alunos de 33 países. Como apenas a melhor turma de cada série poderia concorrer, as nove melhores equipes tiveram suas provas enviadas para correção, concorrendo em duas categorias: estadual e nacional.

Ao final, nossos alunos conquistaram 9 medalhas na disputa estadual, sendo 6 turmas com medalha de ouro (5º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e 3 turmas com medalha de prata (4º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental). Na disputa nacional, também tivemos 9 equipes premiadas: 3 turmas com medalha de ouro (5º ano EF e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio), 3 turmas com medalha de prata (6º e 8º anos e 3ª série do Ensino Médio) e 3 turmas com medalha de bronze (4º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental). No total, 139 alunos do colégio foram premiados, 53% a mais do que em 2018!

Por estar entre as 20 escolas mais premiadas do Brasil na OIMSF, fomos novamente selecionados para integrar a delegação brasileira na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO 2019), que ocorrerá de 04 a 08 de agosto na cidade de Taipei, em Taiwan.

Em agosto do ano passado, 17 alunos do Liceu Jardim participaram da AIMO, que foi realizada na Tailândia. Todos foram premiados, sendo que 12 sagraram-se medalhistas (10 medalhas de bronze e 2 de prata) e 5 receberam menções honrosas - resultado inédito na região!

“Estamos muito orgulhosos em participar novamente desta importante olimpíada internacional, que envolve estudantes de 13 países. Temos certeza que nossos alunos conquistarão excelentes resultados e levarão essa experiência para toda a vida”, diz o Prof. Luiz Rodrigo Cavalcanti, coordenador de olimpíadas do Liceu Jardim.