Copa do Mundo de Física – IYPT 2018

Neste final de semana, os alunos da 3ª série do Ensino Médio: Beatriz Bernardes, Bria Ramos, Lucas Guedes, Maria Paula Higa e Tayná de Souza, sob orientação do professor Erlon Santana, participaram pela primeira vez do Torneio Nacional da IYPT – Internacional Young Physicists’ Tournament, mais conhecido como Copa do Mundo de Física, competição originada do YPT (Young Physicists’ Tournament), idealizada na Rússia em 1979.

Na fase classificatória dessa competição, a equipe teve de produzir um relatório contendo a  resolução de 5 dos 17 problemas propostos pela banca da competição. Esses problemas foram abertos e de natureza investigativa, e cada resolução deveria apresentar no mínimo um experimento e os seus respectivos dados experimentais para corroborar as hipóteses e teorias apresentadas.

No Torneio Nacional, os times se enfrentaram em sessões intituladas “Physics Fights” (PFs), nas quais três ou quatro equipes debateram as resoluções apresentadas para determinados problemas e receberam notas pelos seus desempenhos.

O Liceu Jardim parabeniza os alunos pela brilhante conquista alcançada. Foram cerca de 2000 relatórios submetidos à avaliação na fase classificatória e somente 20 equipes selecionadas para o Torneio Nacional, dentre elas a equipe “On my Ohm”, formada pelos nossos excelentes alunos.