Astronomia

O Universo é SEU!

Curso de Astronomia do Liceu Cultural apresenta uma alta gama de conhecimentos sobre o Cosmos!

Por: Professor Fernando Casati

Astronauta
Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2011/12/14/12/11/astronaut-11080_960_720.jpg
Acesso em: 14/06/2018

 

O Universo ao nosso alcance

É marcante o fascínio que as pessoas sentem pelo céu. Quem nunca admirou um pôr do Sol ou ficou impressionado com uma tempestade? Todavia, ainda hoje, os fenômenos celestes e atmosféricos que fazem parte de nosso cotidiano não são compreendidos por grande parte da humanidade. Inclusive, ainda ocorre a mitificação desses fenômenos naturais.

Já imaginou se a gente pudesse fazer uma viagem espacial e ver a Terra, a Lua e o Sol de outro lugar do espaço? Viagens espaciais desse tipo ainda estão longe de acontecer, mas podemos ter essa visão construindo um Sistema Solar em miniatura.

O curso Jardim Cultural – Astronomia, o ajuda a mergulhar em teorias e práticas que possibilitem uma maior compreensão do Universo e dos Corpos Celestes.

 

Um alerta dos anos de 1960

A corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética nos anos de 1960 marcaram fortemente todo o conhecimento que Astronômico de uma geração e é motivo de orgulho nacional ainda hoje, em pleno ano de copa do mundo na Rússia.

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. Sua curta missão, de apenas uma hora e quarenta e oito minutos, consistiu uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude.

Este importante passo foi imprescindível para repensarmos os conceitos que possuíamos de Astronomia, ao ponto de mudar a visão limitada que havíamos sobre nosso planeta, os cuidados e respeito que a ele devemos.

 

“Circulando ao redor da terra em minha nave espacial, eu notei quanto é bonito nosso planeta. Pessoas do mundo, cuidem dele e façam ele permanecer bonito, não o destruam.”

Yuri Gagarin

 

Ficou interessado?

Se você ficou interessado sobre este e outros assuntos, venha fazer parte de nosso time!

As aulas de astronomia são destinadas aos alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, sendo desenvolvidas todas as quartas-feiras das 14h as 14h e 50min.

Venha participar de discussões, realizar observações ao telescópio e construir esquemas que representam o nosso Universo!

O Liceu Cultural e o curso de Astronomia esperam por VOCÊ!

 

______________________________________________________________

O curso de Astronomia do Liceu Jardim, ministrado pelo  professor Fernando Casati, iniciou-se no primeiro ano da escola e vem contando com a participação de muitos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ao longo de sua história, os grupos de Astronomia passaram por muitas experiências de aprendizagem, pesquisa e até mesmo voluntariado. Nossa escola também tem sido reconhecida por sua participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, visto que, ano após ano, nossos alunos são condecorados com grande número de medalhas, sendo que um deles chegou a participar da Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada em 2010 na China!

O objetivo do ensino de Astronomia em nossa escola é promover o conhecimento científico e, acima de tudo, permitir a compreensão e a identificação do que se observa no céu. Além disso, podemos, através dos conhecimentos da Astronomia, reconhecer as inúmeras relações que estabelecemos com o universo, enquanto habitantes do planeta Terra.

Lembramos apenas que devido ao horário de curso, a observação ao telescópio não é parte integrante da aula. Assim, os conteúdos são trabalhados por meio de explicações, atividades práticas, documentários e simuladores astronômicos para tablet.

A que turmas esse curso de destina: 9º ano do EFII , 1º e 2o ano do Ensino Médio.

 

Avisos

•Materiais para as aulas: caderno e estojo para anotações.
•Local do curso: laboratório de Biologia.
•Uniforme: obrigatório em todas as aulas.

Links

Super Terra Habitável?

Site de Astronomia da Professora Michele

NASA confirma mais 715 planetas ao redor de outros sois em nossa galáxia!

Astronews – cartas celestes e notícias do Universo

Astronomia no Zênite – Informações Gerais de Astronomia

Heavens Above – Acompanhe os eventos interessantes para observar no céu

NASA – Site oficial da Agência Espacial Norte Americana