Projeto “Sacadinha do Português” – 6º ano
Publicado em 30/06/15 por Depto. de Marketing

Somos leitores em tempo integral. Por isso, motivados pela necessidade de que as crianças olhem o mundo sempre em busca das engrenagens que constituem todo e qualquer tipo de texto, criamos nas aulas de Português o momento de análise das boas “sacadas” jornalísticas. Em outras palavras, abandonamos o lugar do leitor passivo para adotarmos o olhar do cientista, daquele que lê e, mais do que isso, entende como os efeitos de sentido são produzidos.

O projeto “Sacadinha do Português”, desenvolvido ao longo do bimestre com as turmas do 6º ano, é mais uma iniciativa no campo do desenvolvimento da interpretação de texto. Durante as aulas, os alunos pesquisaram em publicações recentes – jornais e revistas - textos que tivessem algum trabalho de elaboração da linguagem verbal e visual.

Como verdadeiros professores de Português, elas mostraram-se capazes de ler, entender a mensagem dos textos e explicá-las. Como educadores, não poderíamos querer mais do que isso: leitores proficientes de uma realidade cada vez mais complexa.

Confira abaixo algumas análises produzidas pelos alunos.

Prof. Alexandre Silva