Alunos do Liceu Jardim conquistam 7° lugar no Projeto Garatéa - ISS/NASA - resultado inédito no ABC!
Publicado em 03/12/18 por Depto. de Marketing

Ao longo de nove semanas, um grupo de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob a orientação dos professores Fernando Casati e Thiago Luiz Bonini, testaram seu conhecimento científico ao participar do projeto “Garatéa - ISS”, cujo objetivo era elaborar propostas para um voo à Estação Espacial Internacional, utilizando a metodologia científica como método de desenvolvimento de problemas.

Seguindo as normas propostas pela NASA, os alunos identificaram questões e práticas a serem pensadas para otimizar a vida não só dos “moradores” da ISS, mas, também, de todos no planeta Terra. “Alguns desses projetos buscavam testar a forma como ocorre a fixação do gás N2 em ambiente de microgravidade, bem como em novas formas de desenvolvimento de bactérias e fungos nesse mesmo ambiente. Também pesquisaram como ocorre a cristalização de algumas proteínas para desvendar estruturas químicas de novos medicamentos”, explica o Thiago Luiz Bonini.

Após a elaboração dos projetos, uma votação interna foi realizada e apenas um trabalho foi submetido à competição, conforme critérios do evento. “Durante a divulgação feita via Youtube pelos organizadores, fomos surpreendidos com os resultados alcançados. Entre todos os trabalhos apresentados, ficamos em 7º lugar no país com o projeto ‘Fixação de Nitrogênio em Microgravidade’, elaborado pela equipe do Ensino Médio”, conta o professor Fernando Casati.

Para alegria de toda equipe, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental que não foram enviados para a competição, de certa forma, foram representados visto que outros vencedores apresentaram títulos idênticos aos nossos. Sinal de que estamos antenados aos assuntos mais importantes!

Os três primeiros colocados do Brasil foram enviados para a NASA, que escolherá apenas um desses para representar nosso país na expedição. “Estamos muito felizes com o resultado, pois esta foi a nossa primeira participação nesse projeto que já existe há 15 anos e concorremos com outras 80 instituições”, explica Fernando.

Parabéns aos alunos e professores envolvidos!

Arthur Salomão - 6º ano
Lucas Santiago Improta - 6º ano