Ambiente de altas expectativas - cada um no melhor de seu potencial

Pesquisas revelam que as instituições de altas expectativas instigam seus alunos a se superarem e chegarem mais longe nos estudos. A força do ambiente se faz notar em todos os aspectos da vida e, no espaço escolar, essa força é ainda mais perceptível.

Currículo Internacionalizado: formando mentes globais

Os novos cenários culturais e econômicos pedem a formação de mentes globais e multicompetentes. Para situar-se como profissional ou cidadão nesses novos contextos, é imperioso demonstrar sólido repertório da cultura histórica, proficiência em idiomas globais, além do domínio das novas tecnologias e altas habilidades interpessoais.

A força dos grandes professores

A qualidade dos professores é a própria qualidade da escola. Nada se compara à força das grandes aulas. Nenhuma metodologia é eficaz por si mesma. Professores com formação deficitária produzem um ensino deficitário. Nosso maior ponto de orgulho é a qualificação do nosso quadro de professores.

Função das regras e normas

Todo ambiente coletivo requer regras e limites. A disciplina é essencial num espaço de educação. O Liceu Jardim adota o diálogo e a reflexão como método de solução de conflitos e formação de valores democráticos. Somos, simultaneamente, amorosos e firmes, garantindo o direito a aprender de cada aluno.

Capacitação e assessoria

A educação é uma das atividades mais impactadas pelas novas tecnologias e seus efeitos na organização conhecimento. Os professores precisam de assessoria e capacitação permanentes para atualizar suas práticas e metodologias de ensino.

Participamos dos principais congressos nacionais e internacionais, de constantes viagens aos países com melhor ensino do mundo e contamos, também, com os mais renomados nomes da educação brasileira como assessores da nossa equipe.

Lição de casa na medida certa

Os deveres extraclasse consolidam a aprendizagem e formam o hábito de estudo. Trazem ganhos ainda maiores quando executadas individualmente, porque desenvolve a autonomia intelectual. Feitas apenas em grupo, o aluno pode ficar com a sensação de domínio do conteúdo, sem saber fazer o percurso sozinho.

Avaliações no nível adequado

As avaliações são a espinha dorsal de um projeto pedagógico. Revelam a qualidade do ensino. Provas com baixo nível de exigência e correções condescendentes criam um quadro ilusório do aproveitamento acadêmico: o aluno pode ficar com notas elevadas e conhecimento baixo. Aulas de excelência e boas provas são fatores centrais do ensino de qualidade.

Livros e não apostilas

Os livros são mais ricos e eficientes do que os sistemas apostilados. Apresentam os conceitos teóricos com maior abrangência, favorecendo a aquisição da linguagem científica e a pesquisa. Sobre materiais didáticos eletrônicos, - substituição de livros e cadernos por tablets e similares - não há qualquer comprovação dos seus benefícios. Nenhum material substitui a competência dos bons professores.

A Infraestrutra faz diferença

Pesquisas revelam que uma infraestrutura planejada e confortável eleva em até 10% a aprendizagem. Espaços científicos, culturais, esportivos e sociais diversificados favorecem a interação e tornam a experiência de aprender prazerosa e agradável. O aluno despende menos energia e constrói uma visão positiva do estudo.

Ênfase ao esporte de formação

Seguindo as recomendações da sociedade médica dos EUA, não estimulamos os esportes de alta competição antes dos 13 anos. A ênfase é para o esporte de formação. Participamos e promovemos diferentes torneios internos e externos, respeitando a diretriz de formação.

Política de relacionamento: comunicação acessível e ágil

Nossa comunicação é acessível e transparente, contribuindo para integração e sinergia entre família e escola. Uma atmosfera de integração e confiança transmite segurança ao aluno, contribuindo para maior nível de aprendizagem.

Resultados: o que vale é onde os alunos chegam e que pessoas se tornam

Toda escola tem muito para dizer de si mesma, mas uma só coisa diz tudo sobre ela: os resultados. Afinal, se o jovem não for donatário das mais altas competências, terá dificuldades de se postar com êxito no mundo social e econômico. O Liceu Jardim estimula cada aluno a alcançar o mais alto do seu potencial, tornando-se capaz de sonhar, criar e realizar para si e para o bem coletivo.