Alunos do 7° ano visitam a exposição “Jamais Esquecidos – Holocausto”
Publicado em 27/06/16 por Depto. de Marketing

No dia 24 de junho, 40 alunos do 7º ano, interessados em expandir seus conhecimentos a respeito do Holocausto, tema central do paradidático Estrela amarela, de Jennifer Roy, trabalhado na disciplina de Redação, visitaram a exposição “Jamais Esquecidos – Holocausto”, no CECAPE de São Caetano do Sul.

Acompanhados por Juliana Jere Moysés (professora de Redação) e Michele Rascalha (professora de Ciências e coordenadora de saídas culturais e estudos do meio), o grupo teve a oportunidade de visualizar, de forma tocante, muitos dos fatos narrados no livro de Jennifer Roy, sobrinha de Sylvia Perlmutter, sobrevivente do Holocausto. A partir dos relatos da tia, a autora nos conta que, pouco tempo depois da invasão da Polônia pelos nazistas, os judeus foram isolados em guetos, como o de Lodz, onde, entre 233 mil pessoas, havia uma menina de quatro anos (Sylvia) — uma entre as doze crianças desse gueto que sobreviveram ao Holocausto.

Em Estrela amarela, a própria Sylvia narra suas experiências durante os seis anos de guerra, compartilhando as dúvidas, os medos e as pequenas alegrias de uma criança judia em meio ao nazismo. “Foi bastante enriquecedor poder mostrar, de modo mais concreto, aos alunos os horrores de um dos períodos mais tristes e vergonhosos da história da humanidade. A temática da Segunda Guerra foi trabalhada, em sala, por meio do paradidático, durante todo o bimestre, em diversas atividades e discussões. Foi uma grata surpresa ter estimulado a reflexão e o pensamento crítico dos alunos”, afirma a professora Juliana.

Segundo a Prefeitura de São Caetano, “o principal objetivo da exposição ‘Jamais Esquecidos – Holocausto’ é ensinar a história do extermínio de judeus de uma forma diferenciada para adolescentes a partir dos 12 anos e também para os adultos. A mostra busca estimular, nos visitantes, a reflexão sobre a necessidade de convivência pacífica entre as pessoas diante de diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade, entre outras”.

Durante a visita, os alunos esclareceram suas dúvidas e compartilharam com os monitores da exposição e com as professoras o que já sabiam sobre o tema e o que foi possível descobrir através da mostra.

Confira as fotos dessa saída cultural!

Exposição Jamais Esquecidos – Holocausto: de 2 a 30 de junho no CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona, São Caetano do Sul. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 16h, aos sábados.