1º Modelo Jardim de Organismos Internacionais
Publicado em 22/02/19 por Depto. de Marketing

A primeira edição do projeto interdisciplinar “Modelo Jardim de Organismos Internacionais” está com inscrições exclusivas abertas para os alunos do Liceu Jardim até o dia 23 de março. Após essa data, alunos de outras escolas também poderão se inscrever. A atividade será realizada entre os dias 26, 27 e 28 de abril.

O evento, destinado a alunos do Ensino Médio, simulará a participação em comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos internacionais, no qual os alunos representarão um país previamente escolhido e suas ideias sobre um determinado tema. “O exercício do debate por meio da simulação de um órgão ou convenção internacional é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de empatia e alta performance, além de capacitar o aluno no exercício da reflexão crítica como nenhuma outra atividade é capaz de fazer”, explicam os alunos Gabriella Araújo (3º C) e José Henrique (3º A), responsáveis pela organização do projeto.

Atividades acadêmicas que visam simular eventos diplomáticos são uma alternativa para o aprendizado tradicional, unindo a prática com a teoria. Os debates são a oportunidade perfeita de colocar em prática temas atuais e conteúdos vistos em sala de aula, possibilitando, além do aprendizado temático, o exercício de oratória, o trabalho em grupo, o espírito crítico e a negociação.

Para a primeira edição do Modelo Jardim de Organismos Internacionais, os alunos organizaram o evento em cinco comitês e um grupo de imprensa, sendo: “Organização dos Estados Americanos: colapso venezuelano”, “Conselho de Segurança das Nações Unidas: conflito Bósnio e a guerra civil do Iêmen”, “UNESCO: os desafios da inclusão feminina na ciência”, “Comitê Histórico: tratado de paz de Westphalia (1644)” e “Assembleia Geral das Nações Unidas: conflitos culturais e territoriais entre Israel e a Palestina”.

Para os alunos interessados, as inscrições devem ser feitas pelo formulário a seguir utilizando o e-mail institucional do Liceu Jardim: https://goo.gl/forms/UVjANQ2E8IFHUyRl1