Liceu Jardim recebe 20 estudantes poloneses em intercâmbio
Publicado em 05/03/18 por Depto. de Marketing

Neste sábado, dia 03 de março, o Liceu Jardim deu início ao intercâmbio Brasil - Polônia. Vinte estudantes de Ensino Médio do Liceu Ruy Barbosa, escola polonesa localizada em Varsóvia, capital do país, chegaram acompanhados de seu diretor, Piotr Cacko, e de sua professora de língua portuguesa, Grazyna Misiorowska, para uma estadia até o dia 17 de março.

Hospedados por alunos do Jardim em suas casas, os visitantes realizarão atividades culturais e educacionais diversas elaboradas pelas famílias anfitriãs, e algumas programadas pela escola, como uma visita ao Museu da Imigração; aula especial de “Capoeira”; aula especial de “Samba”; visita ao SESC Santo André; e visita à Universidade Federal do ABC e Universidade de São Paulo - USP.

Os poloneses farão ainda uma apresentação para os alunos do Liceu Jardim no auditório da escola, falando dos aspectos geográficos, educacionais e culturais de seu país, promovendo uma rica troca de informações e experiências entre os estudantes.

O projeto, inédito no Brasil, é fruto das visitas do diretor geral do colégio, Prof. Daniel Contro, a países europeus e está em sua terceira edição. Seu início foi em abril de 2016, quando o Liceu Jardim foi escolhido pelas autoridades finlandesas para participar do “Brazil – Finland Exchange”, comprovando seu prestígio internacional conquistado devido ao alto padrão de ensino e posição de destaque nos últimos rankings do ENEM (40º lugar no país entre as escolas privadas com mais de 80 alunos participantes).

Na ocasião, o colégio recebeu um grupo de estudantes e dois professores finlandeses da Tikkurila Upper Secondary School, da capital Helsinque, que participou de diversas atividades junto aos nossos alunos. Em setembro/2016 foi a vez dos estudantes do Liceu Jardim embarcarem para a Finlândia, onde ficaram por 10 dias. Em 2017, o projeto se repetiu consolidando a parceria entre o Liceu Jardim e a Finlândia.

Os poloneses vêm ao Brasil em um ano muito importante para eles: 2018 marca o 110º aniversário da escola e o 95º ano de morte do patrono que dá nome à instituição, o estadista e escritor brasileiro Ruy Barbosa.

Ainda como parte do programa, dia 08 de março, o Liceu Jardim receberá uma visita do consulado polonês, oficializando a parceria entre as escolas.