Alunos plantam árvores em comemoração do Dia Mundial da Biodiversidade
Publicado em 27/06/16 por Depto. de Marketing

O Dia Solidário 2016 foi marcado não somente pela preocupação com o bem-estar humano, mas também com as outras formas de vida que habitam nosso planeta, uma vez que no dia 22 de maio, data próxima ao evento, comemorou-se o Dia Mundial da Biodiversidade. Trata-se de uma data escolhida pelas Nações Unidas para que todos se lembrem da importância de conservar as muitas espécies que compõem os diversos ecossistemas da Terra.

Por integrarmos o Programa de Escolas Associadas à Unesco (Rede PEA), fomos convidados a participar de um movimento global denominado Onda Verde, o qual se destina ao plantio de árvores por instituições de todo o mundo como forma de celebrar o Dia Mundial da Biodiversidade. Trata-se de uma campanha que nasceu na Índia e agora percorre o mundo graças aos esforços do Centro de Educação Ambiental da Rede PEA (CEE) e da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB).

Assim, os líderes das turmas de 2º a 5º ano do período da tarde, supervisionados pelo nosso jardineiro, Edilson José da Silva Marchão, pela coordenadora do Ensino Fundamental I, Roberta Mazzini e pela professora e coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II Michele Rascalha; dedicaram um pouquinho de seu tempo durante o Dia Solidário para plantar algumas espécies de árvores em nossa fazendinha e arredores. Graças à participação deles e ao apoio de nossa diretora financeira Márcia Contro, que providenciou as mudas, temos agora mais alguns habitantes em nosso colégio. São eles: Ipê-Amarelo, Fruta-do-Conde, Acerola, Mexerica e alguns pés de café, os quais foram trazidos pelos alunos do 4º ano após a realização de sua viagem à fazenda. Vale lembrar que o Liceu Jardim conta com uma ampla arborização em seus espaços, aumentando, assim, a retirada de gás carbônico da atmosfera (“sequestro de carbono”) e ajudando a combater as alterações climáticas.

Caso você queira saber quanto gás carbônico você emite para a atmosfera em suas atividades diárias e quantas árvores precisa plantar para neutralizar suas emissões a cada ano, aí vai o endereço da calculadora de gás carbônico da organização Iniciativa Verde: http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora. Lembre-se de que mesmo não tendo um quintal em sua casa para plantar suas árvores é possível doar mudas para que instituições responsáveis por ações de reflorestamento façam isso por você!

Confira as fotos da campanha Onda Verde em nosso colégio e saiba mais sobre essa iniciativa em: http://greenwave.cbd.int/en/home.