Jornada Aeronáutica: novo curso eletivo do Ensino Médio em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia
Publicado em 11/04/18 por Depto. de Marketing

O Instituto Mauá de Tecnologia, visando a integração com a indústria, formação de pessoas e disseminação de conhecimento nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, selecionou algumas instituições de ensino para participarem do projeto HPA-IMT. O Liceu Jardim foi a única escola do ABC convidada, o que possibilitou a criação do curso eletivo, ministrado pelo professor de Física, Erlon Santana, para os alunos do Ensino Médio intitulado “Jornada Aeronáutica: indo onde nenhum aluno jamais esteve”.

Os alunos envolvidos encontram no projeto a oportunidade de pensar, contribuir, projetar, construir e fazer voar um HPA funcional - aeronave movida exclusivamente à potência humana ou “Human-Powered Aircraft”.

Baseado em PBL - Problem Base Learning, o projeto é integrador e multidisciplinar. Os alunos são confrontados com problemas e têm que pesquisar soluções para eles, com o objetivo de aproximá-los da engenharia, para que entendam não só os processos da construção do avião, mas também o que está por trás dessa dinâmica.

O projeto é dividido em duas fases. Na primeira, as turmas tiveram uma apresentação e uma aula magna com o professor Joseph Youssif Saab, diretor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá, sobre a história da aviação. Nesta fase, tiveram a oportunidade de construir um protótipo do 14-bis com palitos de sorvete.

Em seguida, os alunos montaram um planador semiprofissional de madeira e, neste último fim de semana, participaram de uma competição no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, onde se avaliou qual grupo conseguiu lançá-lo mais longe. Os melhores grupos avançarão para a fase seguinte do projeto, que consiste em atividades práticas e resoluções de problemas, como decifrar a potência média do corpo humano. Como se descobre esse dado? Como se aplica? Como utilizar a informação na pesquisa para o voo? Essas e outras respostas serão discutidas para estimular os alunos a pensarem, utilizando conceitos de Física.

Até o momento, o resultado com as turmas tem sido excelente, com muitos alunos interessados e de fato se aplicando para fazer o melhor.