Projeto KidJardim - Escola Ampliada (Infantil II)
Publicado em 17/12/18 por Depto. de Marketing

Com o objetivo de promover uma introdução à Educação Financeira, a professora Thabata desenvolveu com seus alunos do Infantil II da Escola Ampliada o projeto intitulado “KidJardim”, que consistiu na criação de uma cidade fictícia para trabalhar conceitos de cidadania, democracia, profissões, entre outros.

Durante o projeto, os alunos escolheram o representante da cidade KidJardim através de voto secreto, conhecendo, assim, as profissões de Prefeito e Vice-prefeita, que ficaram a cargo dos alunos Mateus e Tamires. A turma aprendeu sobre algumas funções do prefeito e sobre a importância e destino dos impostos.

As quitandeiras, Melissa e Luisa, fizeram a colheita na horta da escola e venderam para os amigos os produtos fresquinhos, possibilitando a aprendizagem sobre alimentação saudável. Elas também descobriram que gentileza e honestidade são ótimas técnicas de venda.

Já os operadores de caixa, Thales e João Pedro, trabalharam no caixa do mercadinho atendendo aos clientes, registrando os produtos, fazendo a cobrança, calculando valores e dando o troco.

As carteiras, Karina e Ana Laura, descobriram que as entregas de documentos, produtos e compras através de sites ou ligações podem ser feitas de um lugar para outro no mundo inteiro através dos Correios. A turma também escreveu cartas para os amigos, que chegaram na residência de cada um. Foi uma divertida surpresa.

Os veterinários, Giovanna e Eduardo Yu, atenderam os bichinhos de pelúcia levados pelos amigos para serem examinados e vacinados, com muito amor e carinho. O cargo de professora ficou sob a responsabilidade das alunas Lara, Beatriz e Maria Luiza, que com doçura e dedicação, contaram histórias, explicaram e corrigiram as lições.

A atividade também contemplou os bombeiros, representados pelos alunos Lucas e Laura, possibilitando a visita do Cabo Souza, do corpo de Bombeiros de Santo André, que veio até o Liceu Jardim conversar com os alunos sobre prevenção de acidentes. A turma foi orientada sobre como agir em caso de emergência (se necessário, ligar para o número 193) e recebeu a missão de compartilhar com as famílias e os amigos tudo o que aprenderam.

Por fim, os bancários Gabriela e Levi, no banco da nossa minicidade, receberam os salários dos munícipes, auxiliaram nos pagamentos dos impostos e depósitos do lucro dos negócios. Tudo utilizando uma moeda própria chamada “KidMoney”.

“Um dos conceitos aprendidos pelos alunos foi que o salário de funcionários públicos provém do imposto que cada cidadão paga e o salário dos funcionários de empresas privadas saem do lucro obtido na empresa”, explica a Profª. Thabata.

Aprender assim é muito mais gostoso!