Adaptação dos novos alunos: um momento cheio de significados
Publicado em 30/01/19 por Depto. de Marketing

Os primeiros dias de aula em uma nova escola estão entre os momentos mais importantes na vida escolar. Todos chegam cheios de expectativas, prontos para fazer novas amizades e aprender novas ideias, mas o momento inicial nem sempre é fácil. Fazer amigos pode ser complicado aos mais tímidos e adaptar-se a um novo ambiente e as novas regras também. Portanto, o período de adaptação é muito importante para garantir a familiarização com o espaço escolar e gerar vínculos com os novos colegas e professores.

Na Educação Infantil do Liceu Jardim, o período de adaptação aconteceu entre os dias 25 a 29/01, quando as crianças foram carinhosamente recebidas pela equipe docente e pelos personagens Branca de Neve, Príncipe e Homem Aranha. Por três dias, participaram de diversas atividades planejadas especialmente para garantir o acolhimento e bem-estar dos alunos.

Os estudantes do Fundamental I (2º ao 5º ano) participaram, nos dias 28 e 29/01, de aulas inaugurais, realizaram o tour pelos ambientes da escola e participaram de diversas atividades em grupo, sempre acompanhados pelos tutores - alunos “veteranos” que contribuem para a integração do novo aluno à turma.

O projeto “Tutor Amigo” também foi o grande destaque na adaptação dos novos alunos do 6º ano ao Ensino Médio. No dia 29/01, eles foram recebidos pelos tutores, que os guiaram num tour de reconhecimento pelo colégio, além de conversar e trocar dicas sobre como estudar e administrar a rotina escolar. Neste dia, os alunos novos também conheceram a equipe diretiva, os professores e fizeram uma avaliação para testar os conhecimentos na língua inglesa.

Com esse olhar cuidadoso da nossa equipe e o acompanhamento dos tutores, a adaptação acontece de forma tranquila e natural. Sejam todos muito bem-vindos!