Liceu Jardim é polo aplicador dos Exames de Cambridge
Publicado em 28/09/15 por Depto. de Marketing

No final de 2014, o Liceu Jardim passou a ser um Centro Autorizado Cambridge English, ou seja, a partir de 2015, a escola oferecerá os exames Young Learners, KET, PET e FCE de Cambridge English, integrados ao currículo do 4º a 9º ano do Ensino Fundamental.

“Esses exames permitem acompanhar o progresso do aprendizado, pois proporcionam uma análise complexa do conhecimento global do aluno na língua inglesa”, diz Giane Goulart, coordenadora de Idiomas. “Após realizá-los, o aluno contará com certificados reconhecidos mundialmente e alinhados aos padrões estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) - referência internacional para descrever a habilidade em idiomas”, explica.

Segundo a coordenadora, fazer os exames anualmente garante ao estudante a manutenção do idioma em nível internacional, uma vez que ele pontua todo o conhecimento teórico e prático já adquirido. “A aprovação indica se o aluno está preparado para o próximo nível ou se ainda precisa se aprofundar/rever algum conteúdo, preparando-o para os exames mais desafiadores, necessários para uma colocação profissional ou uma escolha universitária”, diz.

Cambridge Test 2015

Pela primeira vez, os alunos do Liceu Jardim poderão realizar os exames na própria escola. “Fazer o exame diretamente no colégio favorece o desempenho do estudante, uma vez que ele já está familiarizado com o ambiente escolar”, explica Giane.

A avaliação acontecerá no período de 28/9 a 7/11, para os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo as três habilidades da língua: listening, reading and writing. “As provas são aplicadas por examinadores externos e enviadas à Universidade de Cambridge para correção. Os resultados serão divulgados no mês de março”, diz Giane. “ Acreditamos que essa conquista é mais um diferencial no currículo dos nossos jovens”, conclui.

O que são os exames de Cambridge?

• Young Learners: O “Young Learners English: Starters” é o exame que inicia a jornada de seu filho na aprendizagem de inglês. O teste apresenta o inglês falado e escrito do dia a dia de um modo divertido e motivante. O “Cambridge English: Starters” é o primeiro de três testes “Cambridge English: Young Learners”, voltados para jovens no ensino básico.

KET: O “Key English Test” (KET) é uma qualificação de nível básico que demonstra que você é capaz de utilizar o inglês para se comunicar em situações simples. Representa um bom começo no aprendizado de inglês.

• PET: “Preliminary English Test” (PET) é uma qualificação de nível intermediário. Ele demonstra que você é capaz de utilizar suas habilidades na língua inglesa para trabalhar, estudar e viajar.

• FCE: Cambridge English: First, também conhecido como First Certificate in English (FCE), é uma qualificação de nível intermediário superior. Ele comprova que você consegue utilizar o inglês, escrito e falado, para trabalhar ou estudar.

Os exames Cambridge English são aceitos por mais de 20.000 universidades, empregadores e governos no mundo todo. Podem abrir as portas para a educação superior, melhorar as oportunidades de emprego e aumentar as opções de estudo e trabalho para os estudantes.
Fonte: www.cambridgeenglish.org/br