Escola de Pais: Liceu realiza ciclo de palestras sobre depressão na adolescência para pais e alunos
Publicado em 15/05/18 por Depto. de Marketing

Estudos comprovam que a depressão é uma doença crônica e está presente em 1% das crianças e em 5% dos adolescentes. Antes da puberdade, o risco de apresentar depressão é o mesmo para meninos e meninas. Mais tarde, ele se torna duas vezes maior no sexo feminino.

Na adolescência, as descobertas pessoais e pressões, como a escolha de carreira e passar no vestibular, podem funcionar como um gatilho para a depressão. É muito difícil tratá-la se os pais não estiverem cientes sobre a natureza da doença, seus sintomas, causas e as opções de tratamento.

Diante da realidade atual, onde a taxa de jovens que reportaram ter sofrido algum episódio de depressão subiu 37%, segundo pesquisa da Universidade Johns Hopkins, o Liceu Jardim promoveu um ciclo de palestras com o tema: “Depressão na adolescência: uma epidemia silenciosa”.

O encontro foi realizado com os alunos nos dias 03 e 04/05 e com os pais no dia 09/05, às 19h30, no auditório do colégio. As palestras foram mediadas pela Dra. Ana Lucia Raggognetti, médica psiquiatra, e pela Dra. Maria Silva A. de Oliveira, psicóloga clínica.

Com o intuito de conscientizar e debater a questão, orientando pais e alunos sobre os gatilhos, riscos e sintomas desse grave distúrbio, o colégio esteve com a casa cheia em todas as palestras, principalmente na direcionada aos pais, que atraiu mais de 400 pessoas.