Alunos do 5º ano participam de encontro com autora da Guten News
Publicado em 23/03/18 por Depto. de Marketing

Uma boa redação não é a que o aluno apenas escreveu sobre determinado assunto, nem aquela em que demonstrou todo seu conhecimento da modalidade culta da língua. Esse fatores são importantes, mas o que determina uma boa redação é, também, demonstrar vasta cultura geral e capacidade argumentativa coerente. Não é atoa que, nos maiores vestibulares do Brasil, a redação tem um grande peso na nota.

As aulas de redação no Liceu Jardim começam no 2º ano do Ensino Fundamental e se estendem até o Ensino Médio, trabalhando a habilidade da escrita em suas variadas modalidades. No 5º ano, por exemplo, durante o 1º bimestre os alunos conheceram um novo gênero textual: a crônica.

“Eles aprenderam as características dessa tipologia textual, analisaram várias crônicas e conheceram cronistas como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Luís Fernando Veríssimo, Mário Prata e outros”, contam as professoras de redação Fátima Pozzi e Débora Lima.

Para completar os estudos, nossos alunos receberam a visita da cronista Nathalie Lourenço, da Guten News - plataforma de leitura, premiada pelo MIT, que permite aos alunos se familiarizarem com textos em ambiente digital e realizarem atividades “gameficadas” que testam suas habilidades de leitura conforme descritores da Prova Brasil, gerando detalhados relatórios aos professores.

A autora contou um pouco do seu trabalho, falou do gênero textual, de suas inspirações, respondeu as perguntas dos alunos e deu dicas para produzirem suas próprias crônicas. Foi um encontro especial e de muito aprendizado!