4º ano visita a Fazenda do Café
Publicado por Depto. de Marketing
No dia 15/5, os alunos do 4º ano fizeram uma saída de estudo do meio para a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.

A fazenda tem sua história iniciada em 1810 quando ali se cultivava a cana-de-açúcar. Na década de 1860, período em que o café dominava as lavouras na província de São Paulo, a fazenda passou a ser muito conhecida. Contava com 120 escravos, possuía uma extensão de 3 mil alqueires e cultivava 350 mil pés de café, aproximadamente. Pertencia a Francisco José da Conceição, o Barão da Serra Negra, possuidor de várias fazendas na província de São Paulo.

Durante o passeio, os alunos puderam conhecer a rica e valorosa história do ciclo do café, da imigração e da escravidão, contadas através das construções ali preservadas e documentadas e fotos desses períodos. “Foi uma experiência muito importante para complementar o aprendizado dos alunos”, diz Ana Claudia, diretora do Ensino Fundamental I.