Projeto “Sólidos Geométricos” une as disciplinas de Matemática e Arte – 7º ano
Publicado em 16/10/13 por Depto. de Marketing e Depto. de Tecnologia

Durante os meses de abril a setembro, a professora de Matemática Marisol Parente desenvolveu com os alunos do 7º ano o projeto “Sólidos Geométricos”.

A proposta consistiu em aplicar, de forma prática e objetiva, os conteúdos aprendidos nas aulas de Desenho Geométrico. “Após estudar sobre triângulos e logos, os alunos aprenderam a construir, com a ajuda do compasso e do transferidor, a pirâmide de base quadrada, triangular, hexagonal, os prismas e os outros sólidos geométricos, que, ao final do projeto, foram utilizados para reproduzir um quadro do artista Luis Sacilotto*”, explica a professora.

A atividade permitiu contextualizar o estudo das figuras planas e aplicá-las nas planificações e nas construções dos sólidos geométricos. “A facilidade de visualização desses sólidos ajudará no aprofundamento da Geometria no Ensino Médio”, diz Marisol.

Na última etapa do projeto, as turmas reproduzam um quadro de Sacilotto, com a ajuda da professora de Artes, Luana Cândido, que trabalhou em suas aulas as obras do artista. “Nosso objetivo era identificar e conhecer esse artista de renome aqui de Santo André e descobrir alguns pontos da cidade onde estão suas obras, como, por exemplo, no calçadão da Rua Oliveira Lima e em frente à escola pública, ao lado do Unidade Jardim”, explica Luana.

Após se apropriarem das características do artista, que traz em suas obras a sistematização do movimento, a repetição e os jogos ópticos, os alunos reproduziram o quadro com os sólidos geométricos construídos nas aulas de Matemática.

*Luis Sacilotto – filho de imigrantes italianos, Luis Sacilotto nasceu em Santo André – SP, em 1924. Sua obra conheceu uma fase figurativa, na década de 40, e o período concreto, que se estendeu por toda a segunda metade do século passado. Participou da exposição “Ruptura”, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1952 e foi um dos signatários do manifesto de mesmo nome, que marcou o início do movimento concretista.

O jogo dinâmico que impõe às suas imagens nos provoca o olhar, percebemos seus recortes, seus giros, a multiplicidade das formas geométricas, o jogo interminável das ilusões ópticas.

Luis Sacilotto faleceu dia 09 de fevereiro de 2003 no ABC paulista, onde sempre viveu. Era um artista universal que sempre se manteve fiel a sua obra e seus conceitos. Um exemplo de artista sensível à emoção das linhas exatas e ângulos rigidamente traçados.