No curso eletivo “Cientista Mirim”, os alunos aprendem a serem cientistas na teoria e na prática
Publicado em 15/03/18 por Depto. de Marketing

A ciência muitas vezes parece mágica. Resolver alguns desses mistérios é um dos intuitos do curso eletivo “Cientista Mirim” desenvolvido com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

No primeiro módulo, os alunos trazem ideias de experimentos que gostariam de realizar e, sob a orientação do professor Fernando Casati, organizam um planejamento para a comprovação dessas experiências através do método científico. Após a sua realização, são discutidas as hipóteses iniciais, a metodologia e a conclusão.

No segundo módulo, os estudantes se prepararam para expor suas comprovações aos convidados, em um mini congresso. Ao final do evento, recebem certificados de participação, mostrando que podem ser verdadeiros cientistas.

O projeto tem como objetivo estimular a criatividade, a organização de ideias e o trabalho em equipe, além de valorizar e auxiliar os alunos na descoberta da pesquisa científica como chave para resolução de problemas.

Em uma das aulas recentes, os alunos fizeram uma esfera flutuante, aprofundando-se em assuntos como gravidade, atmosfera e pressão atmosférica.