Alunos do Ensino Médio participam de curso de Física Moderna
Publicado em 04/12/15 por Depto. de Marketing

Nos dias 24 e 25 de novembro, os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de um curso “hand´s on” de Física Moderna, com o professor de Física Alexandre Magno Montibeller. O curso experimental foi realizado no laboratório, com uma breve introdução histórica do nascimento da Física Quântica e, em seguida, os alunos colocaram a “mão na massa”.

O curso foi dividido em dois momentos. No primeiro dia, os estudantes utilizaram o método de espectroscopia para determinar o comprimento de onda de luz emitido por Leds monocromáticos, com lentes, anteparo e uma rede de difração. No segundo dia, eles tiveram contato com os semicondutores e puderam simular o fênomeno do efeito fotoelétrico, explicado por Einstein (Prêmio Nobel de 1905), com um circuito feito com Leds e resistores culminando na determinação da constante de Planck.

“Os alunos do Liceu Jardim puderam vivenciar experimentalmente um pouco da Física Quântica e a sua importância nas aplicações tecnológicas do nosso cotidiano. Essa foi uma oportunidade única que eles tiveram para conhecer a Física Moderna de uma maneira experimental. Puderam visualizar, tomar dados e fazer medidas muito precisas de grandezas pouco discutidas num curso normal de Física.“, explica o professor.

Confira as fotos!