Notícia


Novos mestres do Jardim
Publicado em 15/09/16 por Depto. de Marketing

Para garantir um bom ensino, uma escola deve ter os melhores professores. Por isso, o Liceu Jardim tem orgulho de apresentar os novos Mestres da equipe.

Depois de cursar dois anos de Linguística Aplicada na PUC-SP, a professora Giovanna Roggi defendeu sua tese em abril. “Minha pesquisa foi sobre a formação de professores, por meio da análise de um curso de especialização para docentes de inglês da rede pública do Estado de São Paulo”, conta a professora.

Mestre pela UFABC, Antônio Romero cursou o programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Física. Segundo ele, esse mestrado se difere do acadêmico pois requer, além da dissertação, o desenvolvimento de um produto educacional (um site, um manual, um livro, um aplicativo etc). Sua tese, defendida em julho, teve como tema “Ensino por projetos: desafios e construção de protótipos como complementação às aulas de laboratório”, que resultou em um aplicativo destinado aos professores de Física.

Em abril, a Profª. Mayara Calqui concluiu o mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Defendeu a dissertação “Travessia e elaboração das perdas em ‘Miguilim’, de João Guimarães Rosa”, que teve como objetivo a análise da narrativa “Campo Geral” (1956). Segundo ela, o recorte da investigação incide sobre a questão das perdas afetivas vividas pelas personagens, observando a maneira pela qual as superações e ‘ganhos’ se configuram (ou não) ao longo das obras.

Também mestre pela UFABC, o Prof. Alexandre Magno defendeu sua tese em julho. Intitulada “Compreendendo o efeito fotoelétrico com LEDs: um experimento didático de baixo custo ao nível do Ensino Médio”, a pesquisa mostrou que é possível utilizar o LED também como fotodetector iluminando-o com outros LEDs e, assim, explorar com materiais de baixo custo a absorção de luz pela matéria. O produto foi aplicado com os alunos do Ensino Médio do Liceu Jardim no ano de 2015.

O mestrado do Prof. Erlon Santana, concluído em julho na UFABC, foi sobre “Construção de um website sobre matéria escura com uma abordagem para o Ensino Médio”. Seu trabalho está disponível para consulta no site