Dia Solidário 2015
Publicado em 29/06/15 por Depto. de Marketing

Praticar o bem é uma das maiores virtudes do ser humano. Pensar no outro, olhar para o lado, enxergar além do nosso horizonte e contribuir para uma sociedade mais justa e feliz é o nosso dever. Somos agentes transformadores!

Há 15 anos, o Liceu Jardim criou o maior projeto social do ABC: o Dia Solidário, que consiste em uma grande campanha solidária com a participação de mais de 5 mil pessoas, entre alunos, pais e funcionários, que somam seus esforços para contribuir com instituições assistenciais. Até agora, mais de 200 instituições foram beneficiadas e as doações ajudaram a melhorar a vida de crianças, adultos e idosos carentes.

O Dia Solidário 2015 aconteceu em 12/6. Com o tema “Sua energia pode mudar o mundo”, baseado no Ano Internacional da Luz - Unesco, o projeto repetiu o sucesso dos anos anteriores. Ao todo, mais de 15 toneladas de alimentos, roupas, brinquedos, produtos de higiene e limpeza foram arrecadados, beneficiando 33 instituições.

A atuação dos alunos foi o grande destaque do projeto. Eles se envolveram em todas as etapas, desde o contato com as instituições (feito pelos líderes de classe) até a separação das doações. Sem a ajuda desses “agentes solidários”, o projeto não teria o mesmo sucesso. Agradecemos a todos!

Gincana Solidária

Na semana que antecedeu o projeto, diversas atividades foram realizadas, para envolver e conscientizar os alunos sobre a importância das doações.

Os alunos da Educação Infantil receberam a visita do “Lobinho Solidário”, que explicou para as crianças o conceito de solidariedade e acompanhou o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao projeto.

As turmas do Fundamental II participaram de uma divertida gincana elaborada pelo Departamento de Educação Física e Esportes, envolvendo jogos cooperativos. Já os alunos do Ensino Médio protagonizaram o tradicional Desafio Solidário, que consiste em um jogo de vôlei entre alunos e professores. Os dois eventos tiveram como objetivo proporcionar momentos de alegria e integração entre os estudantes e contribuir com as doações, visto que para participar era necessário doar um quilo de alimento.

Os alunos do Fundamental I também participaram de uma gincana com provas relâmpago, que agitou a garotada.

Jardim Cultural

As turmas do Jardim Cultural também participaram do Dia Solidário de uma forma muito especial, transmitindo uma mensagem de paz e solidariedade por meio da arte.

No dia 2/6, os alunos do curso de Cerâmica realizaram uma aula solidária com os alunos do 2º ano da Escola Ampliada, na qual modelaram uma luminária decorativa, focando o tema do projeto e da Unesco (luz). No dia 10/06, participaram de uma oficina com a artista plástica e ceramista Fabiana Batista, em que aprenderam a decorar uma peça de argila usando a arte figureira.

Entre os dias 8 a 12/6 aconteceu uma exposição de Cerâmica, com trabalhos relacionados aos temas energia e luz (luminárias decorativas e Mona Lisa sob o olhar das crianças, com luz e cor). “No mesmo período, também tivemos uma exposição de Pintura, com as telas produzidas pelos alunos do curso”, conta a Profª. Alessandra Motizuqui, coordenadora do Jardim Cultural.

As turmas de Teatro do 6º ao 9º ano apresentaram para os alunos do 5º ano F uma peça abordando a desigualdade social e reforçando a importância da solidariedade, elaborada pela Profª. Livia Lunardi.

Por fim, os alunos da Dança e do Coral participaram da cerimônia de encerramento do Dia Solidário, realizando lindas apresentações coordenadas pelas professoras Thabata Caroline e Josi Mattos.

Classes vencedoras

Após tantas atividades e graças ao empenho dos alunos e pais, as classes vencedoras da gincana foram:

Educação Infantil: 1º ano A

Fundamental I: 4º ano E

Fundamental II: 6º ano A

Ensino Médio: 2ª série B

Todas ganharão como prêmio um passeio, a ser realizado no segundo semestre.

Parabéns, alunos, pais e professores!