Sarau 2013 – Alunos da 3ª série do Ensino Médio brilharam em mais um sarau
Publicado em 23/10/13 por Depto. de Marketing e Depto. de Tecnologia

O Sarau é um evento cultural e artístico produzido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, que já virou tradição no Colégio Unidade Jardim.

Neste ano, o Sarau aconteceu no dia 10 de outubro e foi um sucesso! Cerca de 90 alunos se envolveram no projeto, que abordou o tema “Preconceito”.

O evento foi divido em dois blocos: no primeiro, foram apresentadas questões relacionadas ao tema, com o objetivo de levar os alunos e o público à reflexão sobre os diferentes tipos de preconceitos enraizados na sociedade. No segundo, aconteceu o show de talentos, em que os jovens revelaram suas habilidades artísticas e musicais por meio do canto, da dança, da interpretação, entre outras apresentações que emocionaram a todos.

O Projeto

O projeto teve início com a ideia de duas professoras que sentiram que seus alunos precisavam se envolver em alguma atividade que ajudasse a aliviar um pouco a tensão pré-vestibular. “Nesse ano de tanta pressão e dificuldade, sentimos que eles precisavam perceber que, apesar de tudo parecer difícil, se nos uníssemos em prol de um objetivo comum e se realmente quiséssemos realizar algo, nos esforçando para isso, o faríamos!”, diz a Profª. Renata L. Romero, uma das idealizadoras do projeto.

Um dos principais objetivos do Sarau é a possibilidade de desenvolver e explorar talentos por meio de trabalho em equipe, organização, disciplina, comprometimento, superação, inovação, paciência, entre outros sentimentos e habilidades que são importantes para a formação completa dos alunos. “Saber lidar com a pressão, com as cobranças, com o nervosismo, a ansiedade e a insegurança são algumas das habilidades desenvolvidas no projeto e que os estudantes levarão por toda a vida”, diz a Profª. Renata.

Outra característica importante é a presença de conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, como Artes, História, Ciências, Geografia, Literatura, entre outras, que são exploradas em longas pesquisas e servem como um complemento para os estudos do vestibular. “Um exemplo disso é um dos quadros mais tradicionais do Sarau: o programa “Cidoca sai da toca”, conduzido pela Profª. Maria Aparecida Testa, que sempre apresenta um físico importante e suas descobertas. Já passaram por aqui Einstein, Darwin, Galileu Galilei e Madame Curie”, conta a Profª. Renata, coordenadora responsável pela organização do projeto.

Os temas desenvolvidos até agora foram: Semana da Arte Moderna (2010), Ditadura Militar (2011), Cinema (2012) e Preconceito (2013).