Intercâmbio Brasil-Finlândia é destaque na Revista Educação
Publicado em 17/07/17 por Depto. de Marketing

No mês de abril aconteceu a segunda edição do projeto de intercâmbio entre os alunos do Liceu Jardim e os estudantes da escola Tikkurila Upper Secondary School, de Helsinque, capital da Finlândia. A iniciativa é fruto das repetidas visitas do nosso diretor, Prof. Daniel Contro, àquele modelo de sistema escolar, tido como melhor do mundo por mais de uma década (PISA, OCDE).

As onze estudantes finlandesas, com idade entre 16 e 18 anos, ficaram hospedadas em casas de famílias do colégio entre os dias 20 a 29/04 e frequentaram a escola como “alunas ouvintes”. Nesse período, participaram de diversas atividades como aulas de capoeira e samba, city tour por São Paulo, visita ao parque aquático Wet’n Wild, entre outras atividades no colégio. No último dia, fizeram uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, contando um pouco sobre a Finlândia e sua cultura.

Os professores finlandeses também realizaram diversas reuniões com os diretores do Liceu Jardim, para trocar informações e experiências sobre os modelos educacionais dos dois países (Brasil e Finlândia).

O projeto

O projeto, inédito no país, teve início em abril de 2016, quando o Liceu Jardim foi escolhido pelas autoridades finlandesas para participar do Brazil – Finland Exchange, comprovando seu prestígio internacional conquistado devido ao seu alto padrão de ensino e posição de destaque nos últimos rankings do ENEM (40º lugar no país entre as escolas privadas com mais de 80 alunos participantes). Na ocasião, o colégio recebeu um grupo de estudantes finlandeses e dois professores, que participaram de diversas atividades junto aos nossos alunos, promovendo uma rica troca de informações e experiências sobre os modelos educacionais dos dois países (Brasil e Finlândia).

Em setembro/2016 foi a vez dos estudantes do Liceu Jardim embarcarem para a Finlândia, onde ficaram por 10 dias. Nesse período, frequentaram a Tikkurila Upper Secondary School e vivenciaram um modelo de educação de primeiro mundo.

Nesse ano, a ida dos nossos alunos pra lá está programada para o final de agosto. Certamente, voltarão cheios de novidades para contar!

Liceu na mídia

No mês de junho, o projeto foi destaque na Revista Educação, na qual alunos e professores comentam as principais diferenças entre os sistemas educacionais dos dois países.

Clique no link abaixo e confira a matéria completa: