Congresso marca encerramento do curso Cientista Mirim
Publicado em 13/11/18 por Depto. de Marketing

A ciência, muitas vezes, parece mágica. Resolver alguns "mistérios" é um dos intuitos do curso eletivo “Cientista Mirim”, desenvolvido durante o ano com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

No primeiro módulo, os participantes trouxeram ideias de experimentos que gostariam de realizar e, sob a orientação do professor Fernando Casati, organizaram um planejamento para a comprovação dessas experiências por meio do método científico. Após a realização, foram discutidas as hipóteses iniciais, a metodologia e a conclusão.

Neste segundo módulo, os estudantes se prepararam para expor suas comprovações em um minicongresso, que aconteceu no dia 09 de novembro, no qual os alunos apresentaram seus conhecimentos mediante a realização de experimentos e a confecção de um banner de divulgação.

Ao final da apresentação, prestigiada por colegas de turma, pais e funcionários, todos receberam certificados de participação, mostrando que podem ser verdadeiros cientistas.

O projeto tem como objetivo estimular a criatividade, a organização de ideias e o trabalho em equipe, além de valorizar e auxiliar os alunos na descoberta da pesquisa científica como chave para resolução de problemas.

“Sinto-me extremamente honrado em poder dirigir os trabalhos deste ano e saber que os jovens apresentam tanto interesse pela Ciência", conta o professor Fernando.