NOTÍCIA

Conheça o Coletivo Capitus
Publicado em 12/03/19 por Depto. de Marketing

No Dia Internacional das Mulheres, as alunas do Ensino Médio aproveitaram o intervalo para apresentar o “Coletivo Capitus”. Criado em 2018, com a supervisão da diretora Patrícia Teixeira e da professora Eva Turin, o coletivo foi uma iniciativa das próprias alunas, que, após presenciarem episódios de machismo em seus círculos de convivência, sentiram a necessidade de trazer a discussão para o colégio.

As participantes estão divididas em quatro grupos de trabalho: comunicação, formação, mobilização e geral (para as que não podem participar de funções mais ativas). Além das discussões e debates, já existem vários projetos em andamento, como a arrecadação de produtos de necessidade básica para uma maternidade e a campanha de doação de cabelo para uma ONG que faz perucas para quem está em quimioterapia. Elas também criaram um espaço no banheiro feminino, no qual colocaram uma caixinha onde as alunas podem trazer e retirar produtos de higiene, demonstrando acolhimento e cuidado no dia a dia de cada uma.

Segundo Eva, a escola é um dos ambientes mais eficazes para promover o respeito e a valorização mútua: “É importante que elas tenham o mínimo de carinho e acolhimento entre elas para que aprendam a desenvolver a solidariedade. Hoje em dia, a palavra não é competir, é complementar. Então um precisa complementar o outro e ajudar a construir um mundo melhor”.