Projeto Brava Gente Brasileira – 4º ano
Publicado em 29/10/14 por Depto. de TI

A apresentação do projeto Brava Gente Brasileira é fruto de um trabalho pedagógico desenvolvido durante o ano letivo de 2014 pelos alunos e professoras dos 4os anos do Colégio Unidade Jardim.

Foram várias etapas cumpridas para desenvolver os conteúdos relacionados à formação do povo brasileiro e entender a nossa história.

Durante as aulas, os alunos foram motivados a pesquisarem sobre as histórias de suas famílias, discutindo conceitos importantes como migração e imigração dos povos e a contribuição de suas culturas na formação de nosso país.

“Estudos comprovam que ao estudar sua própria história, a criança amplia sua visão frente às mudanças da sociedade, sendo que as múltiplas vivências da infância ocorrem em razão do seu pertencimento social. A cada experiência vivida, a cada problema enfrentado, alimenta-se o processo de construção da identidade. É justamente através das atividades rotineiras que a aprendizagem deve ocorrer”, diz a diretora Ana Claudia B. de Andrade.

E todos estes conceitos foram tratados na belíssima apresentação feita pelos alunos. Depois de um longo processo de leituras, pesquisas e estudos, os alunos dos 4os anos apresentaram o projeto que retrata a história que corre na veia de cada um de nós, da história que trazemos em nosso coração de nossas gerações, representados neste trabalho por essa brava gente brasileira!

“As crianças, todas as crianças, transportam o peso da sociedade que os adultos lhes legam, mas fazem-no com a leveza da renovação e o sentido de que tudo é de novo possível.” Sarmento, 2004

Confira as fotos do evento!