Desafio Engenhoteca – 2015
Publicado em 23/12/15 por Depto. de Marketing

No dia 13/12 ocorreu o Desafio Engenhoteca 2015, envolvendo pais e alunos matriculados no curso extracurricular oferecido pelo Liceu Jardim.

Os desafios tinham a duração de 20 minutos e estavam espalhados pelo colégio. Cada prova deveria ser encarada por pais e filhos e foram divididas em Torre, Disco, Gol, Avião e Ladeira.

O primeiro desafio consistia na construção de uma torre de espaguete com a altura mínima de 30 cm. Para completar a tarefa, os participantes deveriam criar uma estrutura rígida e posicionar um marshmallow no topo da torre. Algumas duplas conseguiram superar a incrível marca de 75 cm.

O desafio do Disco, envolvia a construção de um mecanismo com diversas engrenagens e alavancas, este mecanismo se assemelha a um equipamento utilizado por oleiros. Depois de construído, os participantes deveriam usar um disco de papel e acopla-lo ao mecanismo, em seguida pintá-lo usando canetas coloridas.

Em outro desafio, pais e filhos tinham a missão de montar um avião de isopor e lança-lo por uma distância mínima de 6 metros. Não foi uma tarefa fácil, uma vez que a dupla deveria equilibrar o peso do avião utilizando pregos, de modo que ele não ficasse tão leve e nem tão pesado, para plainar no ar.

O desafio do Gol consistia na construção e programação de um robô que fosse capaz de chutar uma bolinha no gol. Nesta prova, pais e filhos exercitaram o raciocínio lógico, a coordenação motora e a visão espacial.

Por fim, a prova da ladeira foi surpreendente! O desafio consistia na construção de um veículo que fosse capaz de percorrer a maior distância possível. Nossa expectativa era que os veículos alcançassem a marca de 3 metros, porém fomos surpreendidos pela capacidade e criatividade das crianças que conseguiram superar a marca de 14 metros!

A Engenhoteca é um dos cursos extracurriculares oferecidos pelo Liceu Jardim aos alunos do Infantil II ao Ensino Médio. Usando diversos recursos tecnológicos, como peças LEGO®, impressoras 3D, componentes eletrônicos, softwares de programação, marcenaria e mecânica, o curso possibilita aos alunos desenvolverem o espírito inventivo e uma série de habilidades e competências essenciais para a vida pessoal e profissional.

Para saber mais, acesse: Engenhoteca.com.br