Liceu Jardim promove debate entre caminhoneiro e alunos
Publicado em 30/05/18 por Depto. de Marketing

O exercício da cidadania é um processo individual e coletivo, exige reflexão e ação sobre problemas particulares e comunitários. Nascemos em sociedade, mas ninguém nasce cidadão. Torna-se cidadão por meio da educação, grande responsável na formação de pessoas que conhecem e exercem criticamente seus direitos e deveres, sempre utilizando o diálogo como meio de comunicação. Ser cidadão é algo a se aprender nos livros e nas experiências práticas da vida cotidiana.

Nessa esfera, o Liceu Jardim busca preparar seus alunos, promovendo a teoria e a prática da cidadania em diversas atividades. Hoje, 30/05, na urgência do debate, trouxemos ao colégio o caminhoneiro Ricardo Tabet, para uma conversa com os alunos do 6º ano ao Ensino Médio, sobre o cenário recente do país.

Ricardo esteve entre os grevistas na última semana e contou sobre sua experiência e visão de mundo. Os alunos foram incentivados a fazer perguntas, expondo opiniões, dúvidas, e questionamentos, sempre mediados pelos professores, que também participaram do evento.

O debate abordou a repercussão das paralisações na dimensão pública e qual a imagem que a população mantém delas. Questionou-se se a greve ainda funciona para determinadas categorias ou se é apenas um instrumento desgastado.

Assim, os alunos, que um dia serão trabalhadores, autônomos e/ou líderes, puderam refletir sobre as causas e as consequências da greve, avaliando seu papel social e político, num importante exercício de cidadania e solidariedade.