Projetos pedagógicos do Liceu Jardim Kids: imaginação e criatividade em prol do aprendizado
Publicado em 26/03/18 por Depto. de Marketing

Ao longo do ano, os alunos do Liceu Jardim Kids participam de projetos pedagógicos que visam facilitar o aprendizado por meio de atividades lúdicas. Divididos por série, os projetos trabalham aspectos como: incentivo à pesquisa, aquisição de valores, desenvolvimento da oralidade, entre outros, que são fundamentais para a formação da criança em todas as suas dimensões (cognitiva, socioemocional e psicomotora).

O projeto “Ninoca”, ​do Maternal, começou com a produção de uma carta escrita pelos alunos e seus pais, convidando a ratinha Ninoca para vir à escola. No dia 23 de março, um carteiro recebeu as cartas para entregar à personagem, que virá conhecer as crianças em um evento especial na próxima semana e retornará durante todo o ano letivo em diversas atividades. Os livros da Ninoca são adotados mês a mês e tratam de questões como: adaptação, rotina, socialização, interação, passeios e outros. O projeto contribui para que a criança identifique e resolva seus primeiros medos, conflitos e frustrações, interagindo de forma lúdica.

Para trabalhar de forma prazerosa os conteúdos pedagógicos do Infantil, elaborou-se o projeto “Turma da Mônica”​. Por meio das características de cada personagem, são trabalhados variados temas, como: Respeito e Amizade (Mônica), Cultura Indígena (Papa Capim), Alimentação Saudável (Magali), Respeito às Diferenças (Dorinha e Luca), Jogos Matemáticos (Cebolinha), Hábitos de Higiene (Cascão) e Artes (Marina). Para iniciar o projeto, dia 21 de março, os pequenos conheceram a Turma da Mônica em um espetáculo circense, com direito a música, dança, acrobacias e mágica. Foi uma festa!

Já o projeto “Brinquedos e Brincadeiras” ​do Infantil I ​tem como objetivo resgatar brincadeiras e jogos da época dos pais e avós, ampliando o repertório cultural das crianças. As atividades começaram com a apresentação de uma peça sobre a história de Gepeto e seu filho Pinóquio, personagens que retornarão ao lado da Fada Azul durante todo o ano para várias outras atividades.

O projeto do Infantil II, chamado “Pequenos Contadores”, ​trabalha o desenvolvimento da criatividade e da imaginação utilizando os contos de fadas e diversos portadores de texto (como jornais, revistas e gibis). Este ano, sua abertura se deu com a visita do carteiro mágico, que convidou as crianças para assistirem a uma apresentação teatral na qual conhecerão os personagens encantados. A partir daí, a cada mês, será trabalhada uma história diferente, com vivências, sessão de cinema, brincadeiras e muito aprendizado. O projeto encerrará com a produção do livro “Pequenos Contadores”.

O projeto “Magia das Letrinhas”, do 1o ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo promover o aprendizado da letra cursiva de uma forma mais prazerosa que apenas o treino motor. Dia 21 de março, as crianças receberam a visita de um mágico que as presenteou com uma caixa mágica. A cada nova letra aprendida, a caixa mágica traz uma surpresa, facilitando a concretização do aprendizado. O projeto inclui, também, o estudo de vários portadores de texto, como poesias, cantigas, histórias narradas, entre outros.

Assim, com muita imaginação e criatividade, os conteúdos pedagógicos vão sendo assimilados de forma divertida, lúdica e natural.