Diagnósticos de aprendizagem
Publicado por Depto. de TI

No final de maio os alunos do Colégio Unidade Jardim farão seu segundo Simulado diagnóstico para o ENEM de 2013. Após esse simulado, elaborado pela Geekie, os alunos recebem um relatório detalhado sobre o seu desempenho; nele constam os pontos fortes e fracos de cada aluno. Mais que simular o ENEM e ter uma ideia de qual seria a nota que atingiriam em tal avaliação,caso ela fosse ministrada nesse instante, os alunos podem reforçar seus pontos fracos e até mesmo fortalecer ainda mais seus pontos fortes.

A seguir mostramos um exemplo do relatório individual que cada aluno recebe após realizar tal simulado diagnóstico.

Figura 1: Resumo de Desempenho

Na figura 1 o aluno consegue observar seu desempenho em relação à totalidade de alunos que prestaram o simulado diagnóstico em seu colégio.

Ao aluno também é possível observar seu desempenho em relação à totalidade de alunos de seu colégio, por área do conhecimento, como nas figuras 2 e 3 a seguir.

Figura 2: Resumo de Desempenho por área

Figura 3: Resumo de Desempenho por área

Nesses gráficos além de verificar seu desempenho pessoal o aluno consegue uma comparação desse desempenho com o de seus colegas; o que o motiva a buscar melhorar não só nas disciplinas que está com baixo resultado, mas em todas.

Figura 4: Pontos Fortes por área do conhecimento

Após avaliar seu desempenho em relação a seus colegas de colégio o aluno tem uma série de informações sobre seu desempenho pessoal. Na figura 4, acima, o aluno pode ver quais foram seus pontos fortes em cada área do conhecimento; enquanto na figura 5, a seguir, o aluno pode verificar quais são seus pontos fracos e que devem ser seus focos de estudo.

Figura 5: Focos de Estudo por área do conhecimento

A figura 6, abaixo, mostra ainda o desempenho por disciplina.

Figura 6: Resultado por matéria

Nesse ano serão realizados três diagnósticos como esse para os alunos do 3º ano e um para os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A parceria do Colégio Unidade Jardim com a Geekie (www.geekie.com.br) tem por objetivo principal aumentar a proficiência de seus alunos nas mais diversas áreas do conhecimento. Para isso os profissionais do colégio e da Geekiemais que indicar os pontos fortes e os focos de estudo, orientam os alunos como podem melhorar cada um desses pontos.

Um trabalho de acompanhamento contínuo e personalizado, que, naturalmente, depende da dedicação de cada aluno, mas que é um diferencial importante em relação às outras escolas da região e da grande São Paulo.

por Milton Sgambatti Júnior
Diretor de novas Tecnologias