NOTÍCIA

Liceu Jardim apoia o projeto “Meninas com Ciência”
Publicado em 27/09/18 por Depto. de Marketing

O Liceu Jardim é um dos apoiadores do curso “Meninas com Ciência – De mulheres cientistas para meninas que sonham”, que teve início em 2016 no Museu Nacional - Rio de Janeiro e, após uma primeira edição na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, no campus de Sorocaba, chega à capital. Promovido pelo Instituto Oceanográfico da USP, a iniciativa quer incentivar o interesse de meninas pela Ciência.

Em 5 encontros realizados aos sábados, das 9h às 17h, mulheres cientistas ministram conteúdos como Educação, Oceanografia, Astronomia, Neurociências, Neuroeducação, Engenharia Elétrica, Farmacologia, Paleontologia, Física, Astrobiologia, Microbiologia e Zoologia às interessadas.

Ao todo, serão ofertadas 50 vagas, metade delas para estudantes de escolas públicas e metade às alunas da rede privada. Para participar, as inscritas precisam cursar entre o 5º e o 9º ano do Fundamental. As inscrições começaram no dia 10 de setembro e seguem até o dia 10 de outubro. As interessadas serão selecionadas por sorteio em duas chamadas, uma dia 12/10 e outra dia 15/10.

Um estudo realizado pela Microsoft mostrou que, por volta dos 11 anos, as meninas começam a se interessar por carreiras de ciência e tecnologia, mas aos 15 elas acham que não se encaixam nessas profissões. Uma boa parcela delas (60%) disse que se sentiria mais confortável em seguir essas carreiras se soubessem que há oportunidades iguais para homens e mulheres. É justamente esse cenário que o “Meninas com Ciência” quer mudar.

Segundo Diana Ribas, professora de Ciências Bilíngue do Liceu Jardim e uma das responsáveis por trazer o curso à capital, o projeto é o início de uma longa jornada. “Através da Ciência, essas meninas conseguem ter uma visão mais crítica e podem, a partir disso, melhorar o mundo”, explica.

Como instituição atuante e que acredita na importância da educação, o Liceu Jardim apoia iniciativas como essa, que disseminam o conhecimento de forma acessível, a fim de transformar a vida de todos os envolvidos.

Para saber mais sobre o curso acesse: www.meninascomcienciausp.com.br